As Flores de Lótus, também conhecidas como Lótus-Egípcio, Lótus-Sagrado e Lótus-da-Índia, simbolizam expansão e elevação espiritual. As raízes do lótus ficam na lama e o caule cresce e destaca-se da sujeira e a flor desabrocha acima da água, em busca da luz.
É considerada sagrada na Ásia por se voltar para o leste ao nascer e prestar honras ao nascer do sol.
No Antigo Egito, tinha significado de “renascimento” por ser símbolo da morte e ressurreição de Osíris. Uma citação que diz “Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição” está no Livro dos Mortos.
O significado de “criação e sol” se deve ao fato da flor submergir no rio durante a noite e emergir e florescer novamente durante o dia. A Flor de Lótus é uma importante figura no Hinduísmo e no Budismo.
No Hinduísmo, está relacionada à criação do universo devido ao fato de Brahma, criador do mundo, ter nascido de uma lótus.
No Budismo, representa um dos oito símbolos mais promissores do ensino budista. Vários budistas e monges, na meditação, imaginam flores de lótus surgindo embaixo dos seus pés enquanto andam. Desse jeito, estariam espalhando a compaixão e o amor de Buda. É associada ao Buda porque este está sentado sobre uma flor durante sua floração ou está com ela nas mãos. Um famoso mantra budista (“Om mani padme hum”), que significa “Brilhante a joia no lótus”, representa a flor que se destaca formosa e bonita em um ambiente pouco propício.
Em ambas as religiões, a Flor de Lótus representa o despertar espiritual da vida e da iluminação. Na Índia, é sinônimo de riqueza, fertilidade, pureza e conhecimento.
Já na China, simboliza divindade, perfeição e beleza.
**
Curiosidade: a flor de lótus é um enigma para a ciência, que ainda não conseguiu explicar como as flores do lótus são autolimpantes e repelem microorganismos e poeira.
Abaixo, flores de lótus como wallpapers para enfeitarem sua área de trabalho.
0 comments:
Post a Comment