Saturday 2 July 2011

0 Flores de Lótus

 

 

 

 

 

 


As Flores de Lótus, também conhecidas como Lótus-Egípcio, Lótus-Sagrado e Lótus-da-Índia, simbolizam expansão e elevação espiritual. As raízes do lótus ficam na lama e o caule cresce e destaca-se da sujeira e a flor desabrocha acima da água, em busca da luz.

É considerada sagrada na Ásia por se voltar para o leste ao nascer e prestar honras ao nascer do sol.

No Antigo Egito, tinha significado de “renascimento” por ser símbolo da morte e ressurreição de Osíris. Uma citação que diz “Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição” está no Livro dos Mortos.

O significado de “criação e sol” se deve ao fato da flor submergir no rio durante a noite e emergir e florescer novamente durante o dia. A Flor de Lótus é uma importante figura no Hinduísmo e no Budismo.

No Hinduísmo, está relacionada à criação do universo devido ao fato de Brahma, criador do mundo, ter nascido de uma lótus.

No Budismo, representa um dos oito símbolos mais promissores do ensino budista. Vários budistas e monges, na meditação, imaginam flores de lótus surgindo embaixo dos seus pés enquanto andam. Desse jeito, estariam espalhando a compaixão e o amor de Buda. É associada ao Buda porque este está sentado sobre uma flor durante sua floração ou está com ela nas mãos. Um famoso mantra budista (“Om mani padme hum”), que significa “Brilhante a joia no lótus”, representa a flor que se destaca formosa e bonita em um ambiente pouco propício.

Em ambas as religiões, a Flor de Lótus representa o despertar espiritual da vida e da iluminação. Na Índia, é sinônimo de riqueza, fertilidade, pureza e conhecimento.

Já na China, simboliza divindade, perfeição e beleza.

**

Curiosidade: a flor de lótus é um enigma para a ciência, que ainda não conseguiu explicar como as flores do lótus são autolimpantes e repelem microorganismos e poeira.


Abaixo, flores de lótus como wallpapers para enfeitarem sua área de trabalho.



8794lotus3798lirios

(www.imotion.com.br) 4208lotus



3052lotus

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • Flor de Lótus

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2